Círculo de Mulheres e o Florescer do Feminino

CÍRCULO DE MULHERES E O FLORESCER DO FEMININO

Um pequeno guia prático para o seu despertar

                                                                                                        Por Renatha Verner

 

“Círculos de Mulheres podem ser vistos como um movimento evolucionário e revolucionário que está escondido por trás de uma imagem aparente : parece ser apenas um grupo de mulheres reunidas, mas cada mulher e cada Círculo está contribuindo para algo muito maior.”

Jean Shinoda Bolen em O Milionésimo Círculo

 

O Florescer do feminino faz parte do movimento do Sagrado Feminino  que é o resgate da natureza instintiva da mulher, a busca e o reconhecimento da sacralidade feminina. Isso abre um portal de desenvolvimento espiritual para mulheres e homens e potencializa a força da mulher aqui nesse planeta gerando equilíbrio e vida saudável para toda humanidade, é um movimento pacífico de amor e gratidão! <3

Círculo de Mulheres o que é?

É um espaço criado para falarmos dos conhecimentos ancestrais e atuais a respeito do feminino sagrado, tem muita gente estudando sobre isso, escrevendo, antenada com os astros, dando enfoque na psicologia e historiador a esses assuntos que fazem parte do MISTICISMO de ser MULHER. 

É também um momento onde poderemos sem vergonha, sem medo conversarmos sobre diversos assuntos, tabus da vida cotidiana, em pleno amor e em plena confiança compartilharemos nossas experiencias.

Círculo de mulheres são essenciais para o desenvolvimento do florescer no feminino pois é através destes que podemos unidas, somar forças para que o salto Quântico aconteça  de forma que não possamos mais voltar a trás. É entre mulheres que a ocitocina é liberada, é entre mulheres que podemos desmistificar conceitos e quebrar os tabus, é entre mulheres que o próprio Florescer acontece, pois a força de um círculo colabora para que um movimento muito maior aconteça, o milíonésimo círculo, o retorno da Deusa, a reverência da luz na sua face, no seu aspecto feminino.

O essencial dentro desse caminho é o estudo de nós mesmas, nossas fases, faces e ciclos, assim como a integração com o conhecimento da natureza, da mãe Terra, da Gaia.

Por esse motivo são temas centrais de estudo em nossas vivências e rituais as fases da menstruação, o sangue sagrado, fases da Lua e suas correlações com os arquétipos, estações do ano e elementos, bem como o estudo pessoal das Deusas que são arquétipos presentes em nosso subconsciente ex. a donzela, a mãe e a anciã.

O propósito deste trabalho é despertar e desenvolver nas mulheres bem como em todas as suas relações o amor próprio e ao próximo, o autoconhecimento e a autocontemplação. Dissolvendo os nós da cultura patriarcal e ancorando a mulher no ventre da grande mãe!

" Que é um "ritual"? -perguntou o principezinho.
__ É uma coisa muito esquecida também -disse a raposa. __ É o que faz com que um dia seja diferente dos outros dias; uma hora, das outras horas."
Saint Exupéry

“O ciclo menstrual é uma das mais impactantes influencias na motivação, nas energias, nas habilidades e na percepção  das mulheres , já é hora do ciclo menstrual  ocupar o lugar que realmente têm , como centro de recursos   femininos.

Uma mulher que toma consciência do próprio ciclo e das energias inerentes  contidas nele , aprende  a perceber um nível de vida que vai mais além do visível , mantém um vinculo intuitivo com as energias da vida , o nascimento e a morte ,  Sente a divindade dentro da terra e de si mesma ...”

Miranda Gray ,  autora do livro “ Lua vermelha , os dons do ciclo menstrual “

 

MAPA DAS FASES FEMININAS,  seus aspectos gerais por Renatha Verner

Fase menstrual – 1° ao 7° dia

Corresponde a Lua Nova a estação Inverno, Elemento terra, período em que devemos nos recolher interiormente e externamente, fase de autocontemplação, bom para fazer remédios caseiros naturais e rituais de limpeza energética e ambiental, descansar mais, estar entre mulheres, alimentar-se com muitas raízes e grãos, chás e bebidas mais quentes, pés  e ventre devem permanecer aquecidos. <3

Fase pós menstruação, pré-ovulatória – 7° ao 14° dia

Corresponde a Lua Crescente, estação primavera, elemento ar, período onde a criatividade começa a voltar, bom para cuidar da terra, plantar, regar, cultivar bons relacionamentos. <3 Passear e estar entre pessoas amadas. Alimentar-se com cereais integrais, bastante frutas e beber bastante água.

Fase Ovulatória – Período fértil 14° ao 21°

Corresponde a Lua Cheia, estação Verão, Elemento água, período onde a mulher exerce grande magnetismo e plenitude, bom para relações interpessoais, relações profissionais, dinamismo, rapidez e criatividade são qualidades presentes nessa fase, facilidade para solucionar as coisas do cotidiano. Procurar resolver as coisa mais difíceis nesses dias, preencher toda agenda nessa semana e otimizar seu tempo e energia. Alimentar-se de sucos frescos e alimentação viva, muito verde, cores diversas e muita água.

Fase pré menstrual –TPM – Tempo para MAR, deixe a onda passar.

Corresponde a Lua minguante, Estação Outono, Elemento fogo,  é tempo de encontro com a própria sombra, de ver e investigar onde precisamos melhorar, momento em que estamos mais frágeis, emotivas e por vezes irritada, bom para cultivar o silêncio interior e o autoconhecimento, fase onde devemos nos auto-preservar,  apagando o fogo da intolerância e dos comportamentos explosivos ou dando um basta a tudo que te faz sofrer, dizendo adeus a tudo que precisa morrer em você para renovar-se, reinventar-se e renascer com a próxima Lua Nova! <3  Cuidado para não tomar decisões muito impactantes nessa fase, lembre-se: -  deixe a onda passar e a calmaria chegar! <3 

Importante sempre refletir em que fase do seu ciclo pessoal você está e qual é a fase da Lua que está no céu, procurar se harmonizar com o ciclo interno e externo e suas correlações. =)

Para diminuir os desconfortos com a fase pré -menstrual e menstrual você pode fazer uso de diversas técnicas, ritos e terapias.

A primeira delas é AUTO-ACEITAÇÂO, interiormente se sentir bem em estar aqui vivenciando essa rica experiência de SER MULHER, gostar de ser simplesmente MULHER, se sentir divina e merecedora de todo poder, assim abre-se o portal do seu desenvolvimento feminino.

Em segundo lugar o que eu acho muito importante para diminur a TPM é o auto-conhecimento e  o auto-respeito, se você precisa ficar mais sozinha, mais quieta, se respeite, se preserve, se auto-contemple e se presenteie. Assim fica mais fácil lidar com as oscilações hormonais, exercitando o amor próprio e fica mais fácil exercer a compaixão para com as nossas irmãs.

E por terceiro podemos lançar mão de todas as terapias alternativas, escalda pés, bolsa de água quente, aromaterapia, florais , massagem, acupuntura e tantas outras.

E assim com amor e gratidão, seguimos nosso caminhar, balançando nosso quadril, cada uma no seu ritmo, no seu tempo, todas interligadas pela força de nossos ventres. <3 

O ciclo menstrual da mulher que coincide o período de sangramento com a Lua Cheia é chamado de ciclo da Lua vermelha e o ciclo menstrual onde o sangramento ocorre na fase da lua nova é chamado de ciclo da lua branca, sangrar nas demais fases da lua também é normal, vai depender do seu ritmo de vida, que período você está passando, qual é o arquétipo dominante em ti nesse período e também da sua conexão com a natureza, andar descalço sob a terra e ficar sob a luz direta da lua, pode proporcionar uma melhor conexão com os ritmos naturais do planeta, micro e macrocosmo.

“Meu útero é ampulheta do tempo, relógio biológico e cronológico do meu ser essencial” Renatha Verner

Florescendo no Feminino e o Florescer do Feminino, como iniciar o movimento?

O Florescendo no Feminino teve início em 2014, em Maringá – Paraná.

FLORESCENDO NO FEMININO é uma rede criada para nós mulheres com a intenção de vivenciarmos momentos juntas, trocarmos experiência, aprendermos umas com as outras.

Neste trabalho todas nós somos AGENTES, principalmente AGENTES de TRANSFORMAÇÃO de nós mesmas e do COLETIVO à partir de NÓS.

É um trabalho terapêutico e de autoconhecimento, através de vivências, aromas, sabores e terapias complementares, visando sempre o resgate e a integração do feminino em nós.

 

Os encontros iniciais do Florescendo no Feminino por Renatha Verner são feitos sob a energia lunar da fase nova, por 3 meses consecutivos e 3 meses de pausa para descanso e integração do conteúdo trabalhado,  até o amadurecimento do grupo para passar para fase da Lua cheia, onde sigo o mesmo ritmo 3 encontros consecutivos e 3 meses de pausa. Essa foi a forma que eu encontrei de estabelecer os círculos sagrados visando não sobrecarregar a condutora e nem as participantes, más sim proporcionar o despertar de forma compassiva e amorosa para com todas:  participantes e focalizadora.

Sugiro para você que deseja iniciar o movimento do Círculo de Mulheres em sua cidade que você encontre a forma que ficar melhor para você e para todas, que você tenha suporte na nomenclatura que eu sugiro para leitura na página 8 e nas diretrizes que recomendo abaixo, ou que você convide alguma focalizadora com experiência para ensinar-lhe os primeiros passos e principalmente desejo que todas vocês uivem, cantem e dancem sempre que sentirem vontade, criem e deixe a força criativa falar através de ti, pois a água do rio precisa fluir, identifiquem as armadilhas e nutram sua intuição seu self instintivo, tenham seu recanto de paz seu refúgio, sua pausa para meditação, sejam felizes, sejam leve, sejam lindas, sejam simples e simplesmente sejam VOCÊS MESMAS.

Círculo de Mulheres Diretrizes básica para o bom funcionamento:

1 – Essencial e Fundamental a não TRIANGULAÇÂO, ou seja, não falar sobre os assuntos do círculo com outras pessoas fora do mesmo, não falar sobre experiências e relatos de minhas irmãs, preservar o ambiente de confidencialidade estabelecido no círculo é essencial para a saúde vital do mesmo.

2- Aguardar sua vez de falar, dar espaço e ouvidos as demais participantes.

3- Falar sempre em primeira pessoa, lembrando sempre do poder das palavras para conquistarmos nossos objetivos.

4- Respeitar a todas, sabendo sempre que somos como espelhos umas das outras e que me fortaleço quando a outra se fortalece, me curo quando curo a outra, meu poder é teu poder, exercite a compaixão  e empatia sempre.

Observar e cumprir essas diretrizes é que tornam o círculo SAGRADO, com vida longa e saudável.

DINÂMICAS RECOMENDADAS são todas aquelas que possam trazer satisfação para as mulheres, que trabalhem seus aspectos de donzela, mãe e anciã, que desenvolvam suas habilidades manuais e intuitivas, que ancorem e fortaleça seu potencial criativo, além dos rituais de limpeza de padrões e crenças que não nos pertencem. Ex. meditações guiadas, danças, artes em papel, artesanatos com fios, mandalas, dinâmicas com flores, terra, florais, aromaterapia, auto-massagem ...

MEDITAÇÕES RECOMENDADAS são aquelas que levam nossa atenção até o nosso centro de poder, nosso útero, ex. * imaginar-se sangrando na terra,* inspirando e levando o ar até a vagina deixando que o ar saia pelos lábios vaginais, * Imaginar que seu útero é um grande cálice dourado  ou que é uma árvore ancorada na terra.

MÚSICAS RECOMENDADAS -  os sons são grande aliados  no caminho do despertar do feminino pois podem nos transportar a níveis de concentração efetivos, ou podem nos ajudar a liberar emoções e movimentos corporais que facilitem nossa fluidez. Escolha a música que lhe for agradável ou que expresse os temas femininos ou ainda utilize chocalho e tambores para estabelecer os rituais.

HISTÓRIAS – as histórias podem servir de veículos para nos conduzir até aos ouvidos do coração, elas são simbólicas e cheias de vida, são também grande  fonte de conhecimento para o despertar feminino.

 ATITUDES SIMPLES QUE CONSAGRAM O FEMININO

* Usar métodos contraceptivos que não alterem seus hormônios é um respeito para consigo mesma, seu corpo, seu ventre, sua ancestralidade.

*Usar métodos de coletar seu sangue de forma ecológica e consciente,ex. inciclo (copinho coletor menstrual), bioabsorventes (absorventes de pano).  Esses métodos melhoram nossa relação com o sangue menstrual pois nos dão a nítida e real impressão de que o nosso sangue não é sujo, não é fétido e deve ser honrado.

* Ver, sentir seu sangue menstrual, reconhecer sua sacralidade, sangue que da vida, se conectar com esse poder é um presente que podemos nos dar, usar seu sangue para regar as plantas é um bom início de vinculo efetivo com a sua cura e com a cura do planeta.

* Ficar a Luz da Lua cheia por quanto tempo puder é uma boa meditação e conexão com a sagrada energia feminina.

DICAS DE CUIDADOS PARA O SER ESSENCIAL

1 - Reconhecer suas fases

Como?

Fazer um diário da lua, um caderninho onde você escreve a data de sua menstruação, em que lua está do mês, como você se sente, seu humor, seus sonhos e o que mais lhe interessar para seu autoconhecimento.

2 – Respeitar-se

Como?

Após reconhecer seus ciclos, você pode otimizar seu tempo nas fases em que você se sente mais disposta a criar a se relacionar, a compreender, a doar-se e permitir-se silenciar, aquietar-se quando necessário,quando seu corpo pede.

3 – Presentear-se

Como?

Nos dias de menstruação aproveite para: dormir mais, fazer aquela máscara facial, hidratação ou cuidados com o cabelo que você sempre quer fazer mais não teve tempo. Tome um chá e coma algo que te faz sentir bem! Exerça a autocontemplação! <3

MÉTODOS TERAPEUTICOS QUE PODEM NOS AJUDAR NA JORNADA, NA BUSCA DO SER ESSÊNCIAL

Aromaterapia - Óleos essências de flores: gerânio, rosas, lavanda, camomila, jasmim, néroli e tantos outros que ancoram nossa força criativa!

Arte terapia – Escrita terapêutica, pinturas em papel, tela ou vidro, costurar, bordar...

Constelações Sistêmicas Familiares – Ordenam o campo energético das estruturas familiares, equilibra o sistema, colocando cada indivíduo no seu devido lugar.

Danças -  E seus diversos ritmos

Massoterapia – Desperta as sensações e promove o bem estar, ensina a receber!

Psicoterapia

Sistemas Florais – Suas diversas flores nos conectam com o campo energético, emocional e vibracional, equilíbrio e leveza!

Culínária terapêutica – Desperta o paladar o amar, o nutrir <3 !

E todas as diversas terapias que trabalham de forma sutil, terapias “doces”.

 

*Nota da Autora: O conteúdo desse guia é uma compilação de diversas leituras e principalmente foi embasado na experiência pessoal da autora Renatha Vener, existem outras correlações e formas de abordagem dos temas, cada terapeuta e cada mulher deve buscar a fonte que mais se identifica, esse conteúdo pode ser multiplicado e compartilhado, apenas cite a autora, ou entre em contato. 

Desejo que este pequeno guia lhe sirva de inspiração e que mais mulheres possam florescer!

 

Agradeço a todas que estão comigo, irmãs de caminhada a todas que vieram antes de mim, professoras, mestras, anciãs, mulheres fortes que me inspiram e transmitem poder  e especialmente agradeço a minha família por acreditar, confiar e me amar!

 

LEITURAS RECOMENDADAS e *BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

  • *Mulheres que correm como os Lobos – Clarissa Pinkola Estés
  • *Libertem a Mulher Forte – Clarissa Pinkola Estés
  • *Ciranda das Mulheres Sábias – Clarissa Pinkola Estés
  • *O Milionésimo Círculo – Jean Shenoda Bolen
  • *As Deusas e a Mulher – Jean Shenoda Bolen
  • *O Legado da Deusa – Mirella Faur
  • Anuário da Grande Mãe – Mirella Faur
  • Círculo Sagrado para Mulheres Contemporâneas – Mirella Faur
  • Caminho de Volta ao Coração – Cler Barbieiro de Vargas
  • *Oráculo da Deusa - Amy Sophia Marashimsky
  • *Lua Vermelha – Miranda Gray
  • *O pequeno Príncipe – Saint Exupéry

 

SOBRE A AUTORA

Renatha Verner é terapeuta, professora e empreendedora, filha, esposa e mãe de duas flores nascidas pelo método humanizado, chegou no caminho do sagrado feminino através dos círculos de mulheres focalizados pela Cler Barbieiro em 2006 quando ainda morava na capital Curitiba, participou também de diversas círculos de mulheres focalizados pela querida Karem Mirpa Nhusta Manta do Clã Sacerdotisas da Terra e com a amada Terezinha Sugamosto minha madrecita do Sagrado, estive presente em palestras e workshops de  parto ativo e maternidade consciente, atualmente moro no interior do Paraná desde 2013, onde iniciei em 2014 os trabalhos com o despertar  feminino, intitulei  esse movimento aqui em Maringá com o nome de  Florescendo no Feminino, por achar que expressa bem movimento, me dedico de forma natural ao despertar do feminino a todas aquelas que estão abertas para o movimento apenas na intenção de semear a semente que um dia foi plantada em meu coração como forma de retribuição a todos os benefícios que esse caminho me traz.

Amor e gratidão a todas as nossas relações. <3

Contatos:  Email: renathaverner@yahoo.com.br   Fone: 44 9993-8577                         Site: www.renathaverner.com.br    Facebook: renathaverner

Sobre a loja

Empresa especializada em aromaterapia, cosmética natural, óleo essenciais, colares aromáticos, difusores ambientais e muito mais em soluções e tratamentos aromaterapêuticos, situada em Marialva - Paraná.

Pague com
  • PagSeguro
Selos
  • Site Seguro

Renatha Verner - CNPJ: 22.195.543/0001-44 © Todos os direitos reservados. 2017